Baratas

Periplaneta Americana

A Periplaneta Americana (barata americana), por ser mais suscetível a inseticidas do que a germânica e ter um ciclo de desenvolvimento mais lento, é mais facilmente controlável.


Blattella Germanica

A Blattella Germanica por apresentar uma série de características que a torna melhor adaptada ao meio ambiente, como ciclo de vida curto, atingindo a maturidade em cerca de dois meses, daí iniciando sua reprodução; número de ovos por ooteca (estojo de ovos) maior (cerca de 32 ovos nas baratas germânicas e metade nas americanas) e proteção a prole (essas baratinhas ao invés das baratas americanas que depositam suas ootecas em frestas, paredes e outros objetos, carregam sua ootecas para protegê-las de serem destruí-das). Elas também adquirem resistência a inseticidas mais rapidamente que as baratas americanas.


Danos e Doenças

A barata é um inseto muito presente no meio urbano (cidades). O habitat deste inseto (locais quentes e úmidos) são as redes de esgoto, terrenos abandonados, locais com lixo e sujeira. Entram nas residências em busca de alimentos (restos de comida). Nas florestas, habitam embaixo de pedras e dentro de cascas de árvores. Possuem hábitos noturnos, período em que buscam alimentos e parceiros para reprodução.