Pulgas

As pulgas são ectoparasitas de mamíferos e aves. São insetos pequenos com cerca de 1 a 8,5 mm de comprimento. Algumas possuem asas vestigiais, outras não, têm cor escura e patas adaptadas para saltar. Alimentam-se de sangue e são as grandes responsáveis pela transmissão da peste bubônica e do tifo ( doenças causadas por bactérias). As fêmeas depositam os ovos no hospedeiro, em sua cama ou em fresta no chão. Apresentam as fases: ovo, larva, pupa e adulto.Os ovos possuem uma casca que protege da destruição e desidratação. Após 48 horas atingem o estado larval o qual ser alimenta de matéria orgânica no solo e de excremento de pulgas adultas.


A pupa forma um casulo que ficar camuflado em areia e outros fragmentos, estes casulos ficam em frestas, tapetes e estofados. Em condições favoráveis (CO2, temperatura, vibrações, umidade) em uma semana se transforma em adulto, caso contrário pode se manter por volta de até 5 meses em seu casulo.


Danos e Doenças

A espécie Pulex irritans parasita o homem, a Xenopsylla cheopsis parasita os ratos sendo responsável pela transmissão da peste, e a Ctenocephalides canis e a Ctenocephalides felis felis sendo parasitas de gatos e cachorros e do homem.